A criação deste blog se deu a partir da disciplina Projeto Aplicado, sob supervisão da nossa orientadora Prof. Maria da Graça Bertucci.

O Eixo Temático - Políticas de Atração e Desenvolvimento de Talentos - nos levou a unir práticas vivenciadas no curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Unatec. Desta forma utilizaremos a nossa Empresa Simulada SelecionaRh, desenvolvida através da disciplina de Práticas Empresariais, sob orientação da Prof. Tania Cristina.

Turma A - 4° Período - Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da UNATEC.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009



Crise? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo?
Orlando Pavani Jr.



Em um ambiente de crise, aliás, o que é CRISE? No idioma mandarim - falado pelos chineses - o termo "crise" se escreve com dois ideogramas - símbolos kanjis - distintos. Um deles sozinho significa PERIGO e o outro, também sozinho, significa OPORTUNIDADE, mas ambos unidos representam a palavra "crise". Ou seja, ela deve ser vista como um "perigo" iminente, mas também pode, e deve, ser encarada como uma grande "oportunidade" de aprendizado e de saltos quânticos de desempenho e de performance.
Outra alternativa pitoresca é retirarmos a letra "S" da mesma palavra CRISE, sobrando outro termo importantíssimo neste ambiente: CRIE. A criatividade para fazer mais e melhor depende única e exclusivamente de uma decisão do gestor e de sua equipe.
Em uma de nossas atitudes sistemáticas para evitar que as empresas morram, ou melhor, sejam assassinadas pelos seus gestores, fomos não somente estudar profundamente a excelência da gestão, mas também a ciência do comportamento de quem as gere: as pessoas.Sabemos que ATITUDE é a característica mais rarefeita no ambiente corporativo, em todos os seus níveis e que as CRISES, cada vez mais recorrentes e cíclicas, têm contribuído mais positivamente do que o contrário. São inúmeros os casos de empresas que atribuem aos ambientes de crise o real motivo de sua superação, motivo idêntico que outras tantas justificam sua falência.
Um dos depoimentos mais proeminentes e inesquecíveis que uma pessoa nos deu é que somente em ambientes de caos total pode-se perceber que entre as letras "D" e "S" da palavra "DEUS", existe também um "EU", forte e corajoso, que sequer percebemos ao longo do tempo. Se não percebermos este EU - capaz de realizar absolutamente tudo que desejar, principalmente se fizer o que "precisa ser feito" e não somente o que se "gosta de fazer" -, não haverá CRISE que seja capaz de esvaziar-lhe da esperança e da motivação de continuar a caminhada.
Não seria um INDICADOR de gestão, algo que permita que as organizações também possam sentir suas "dores" mais sutis, a ponto de procurar ajuda com consultores especialistas, a exemplo das pessoas físicas com seus médicos e personal trainers?
Estou convencido de que as crises virão intermitentemente, sem cansar, apenas para testar nossa capacidade de superá-las e ver mais do que sempre vimos. Espero que ela possa separar o joio do trigo e que só sobrevivam as que realmente merecerem. Pense
nisto!
Tirá-lo da zona de conforto e fazê-lo refletir e agir é minha principal função. Você sempre é o único culpado por tudo de bom e de ruim na sua vida. Se você acha que pode, tem razão, mas se acha que não pode, infelizmente, também tem razão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário