Uma política de remuneração variável precisa ter algumas características bem definidas. Ela deve ser:
(1) Realista quanto aos limites da empresa e, ao mesmo tempo, sintonizada com o mercado;
(2) Eqüitativa e sintonizada com os princípios da Responsabilidade Social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa;
(3) Objetiva, baseada em parâmetros que possam ser influenciados pelos empregados;
(4) Transparente, com critérios claros, perfeitamente compreendidos e conhecidos por todos e passíveis de negociação;
(5) Empreendida pela direção e pelos gestores da empresa, mas com espaço crescente para negociação;
(6) Atualizada permanente e sistematicamente para correção de erros e ajustes de rota.
O RH tem um papel determinante em todo esse processo. Sua atuação deve ser justa, com critérios claros e divulgados, além de abrangente, oferecendo boas oportunidades e envolvendo todos os colaboradores. Sem esquecer, nunca, um princípio básico: a remuneração estratégica é, antes de tudo, uma ferramenta de gestão, que deve estar articulada com o planejamento estratégico da empresa e comprometida com as metas, a rentabilidade e os resultados da organização.
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