A criação deste blog se deu a partir da disciplina Projeto Aplicado, sob supervisão da nossa orientadora Prof. Maria da Graça Bertucci.

O Eixo Temático - Políticas de Atração e Desenvolvimento de Talentos - nos levou a unir práticas vivenciadas no curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Unatec. Desta forma utilizaremos a nossa Empresa Simulada SelecionaRh, desenvolvida através da disciplina de Práticas Empresariais, sob orientação da Prof. Tania Cristina.

Turma A - 4° Período - Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da UNATEC.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Agradecimentos


Enfim, chegamos ao final de mais uma caminhada! Agradecemos a colaboração de todos os nossos colegas de sala, a paciência e orientação dos nossos professores, aos nossos colegas de grupo pela dedicação, confiança e amizade, hoje com certeza podemos chamar de "Equipe", a nossa família e amigos pela compreensão, agradecemos principalmente a Deus que nos permitiu que chegassemos até aqui.
A esse trabalho em especial agradecemos as orientadoras Maria da Graça e Tânia Rocha que com seus conhecimentos e paciência de muitas horas nos permitiu que chegassemos a esse resultado com grande satisfação e realização.
"Saudade já não sabemos se é a palavra certa para usar..."

"Equipe SelecionaRh"

Projeto Aplicado - A Contribuição dos Benefícios na Retenção de Talentos

O Projeto Aplicado é uma matéria interdisciplinar, do curso de Gestão Tecnológica da UNATEC, que tem como objetivo interdisciplinalizar todas as matérias vistas no decorrer do curso e fazer com que os alunos faça laboratórios em organizações.
Orientadora: Professora Maria da Graça Bertucci.
Tema: A Contribuição dos Beneficíos na Retenção de Talentos
Em muita empresas a prática de retenção de talentos vem sendo através da concessão de benefícios aos colaboradores, em um cenário que podemos observar a relação de satisfação entre as partes envolvidas. Fizemos visitas a duas empresas onde permitiu avaliar via análises quantitativas e qualitativas a taxa de dispersão entre os anseios pessoais e corporativos, além de mensurar a ação estratégica do RH. Outra visibilidade fornecida foram as características e origem dos beneficios que ainda são uma das melhores formas de retenção do patrimônio humano já que esses são responsáveis diretos da crescente substituição dos gastos com materiais para gastos com pessoas.
Autores:
Ana Amelia Porto
Camila de Barros
Camila Sales
Giovana Azevedo
Juliana Oliveira
Juliane Ferreira
Sara Cristina
Thiago Vinicius
Vanessa Mesquita

Prática 1 - Treinamento


O treinamento realizado pela SelecionaRh teve como tema: "Instruções e dicas de como se comportar perante o mercado de trabalho", devido ao levantamento de necessidades que foi realizado no dia 03/10/09 na comunidade Vila Embaúbas e os responsáveis pela ONG Casa Azul.

No treinamento realizado no dia 07/11/09 na ONG, nós da SelecionaRh nos sentimos gratificados pela oportunidade de desenvolver um treinamento de sucesso, pois observamos que apesar da falta de recursos, conseguimos utilizar esse impecilho como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para ambos. Fomos recebidos com grande entusiasmo e expectativas, tanto dos treinando quanto da ONG, o que facilitou nosso trabalho.

O treinamento teve a duraçao de 4 horas, com a partipação de 17 participantes, sendo estes moradores da comunidade onde se localiza a ONG Casa Azul, neste período foi realizado dinâmicas a qual os participantes puderam se conhecer melhor e quebrar um pouco do gelo inicial, facilitando assim o continuamento do treinamento. Proporcionamos o horario de almoço, lanches e finalizamos com um sorteio de um aparelho MP3 para todos os participantes.
OBS: Aproveitamos para registrar nosso real agradecimento para o vereador Bruno Miranda que nos ajudou com o patrocinio dos lanches e materias escolares.

Conforme a avaliação de reação que foi aplicado no final do treinamento, foi constatado que obtivemos aproximadamente 90% de satisfação dos treinandos.

Fomos parabenizados pelos responsáveis da ONG, onde recebemos um feedback dizendo que "Este foi um dos poucos projetos que foi consolidado com sucesso na ONG, devido a falta de recursos e instrução dos treinandos, espero que retornem".

Nós, equipe SelecionaRh agradecemos a ONG Casa Azul e a todos os moradores da comunidade, pelo apoio, acolhimento e confiança na equipe e principalmente no nosso trabalho.
Orientadoras: Professora Tânia Rocha e Professora Gislene Maria

Divulgação do treinamento na Comunidade Vila Embaúbas


Material de divulgação do treinamento


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nossa Missão:

"Capacitar colaboradores para alcançarmos excelência. Juntar-se as empresas e torná-las nossas parceiras, agregando valores para as suas metas e otimizando seus resultados"

Nossa Visão:
"Crescer e conquistar novos mercados, trabalhar com foco no desejo de cada cliente, mantendo parcerias, tornando-se referência nos serviços prestados."

Nossos valores:
Excelência no atendimento as necessidades dos clientes com:
Ética;
Qualidade;
Relacionamento;
Responsabilidade Social.

Equipe SelecionaRh

Ana Amélia Porto
Camila de Barros Vieira
Camila Sales Wegner
Giovana Almeida Azevedo
Juliana de Melo Oliveira
Juliane Ferreira Braz
Sara Cristina
Thiago Vinícius Oliveira
Vanessa Gláucia de Mesquita



Obs: Foto tirada no dia 03/10/09 na ONG Casazul, junto aos responsáveis pela Instituição. Local onde será realizado o treinamento de "como se comportar em um entrevista de emprego e elaboração de curriculos", para jovens e adultos da comunidade Vila Embaúbas, bairro: Nova Gameleira/Bhte-MG, em função da matéria de Praticas 1(Empresa Simulada).