A criação deste blog se deu a partir da disciplina Projeto Aplicado, sob supervisão da nossa orientadora Prof. Maria da Graça Bertucci.

O Eixo Temático - Políticas de Atração e Desenvolvimento de Talentos - nos levou a unir práticas vivenciadas no curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Unatec. Desta forma utilizaremos a nossa Empresa Simulada SelecionaRh, desenvolvida através da disciplina de Práticas Empresariais, sob orientação da Prof. Tania Cristina.

Turma A - 4° Período - Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da UNATEC.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sustentabilidade é papel do RH

O papel do RH tornou-se fundamental na estratégia da sustentabilidade, já que as pessoas farão toda a diferença. Não basta obter as certificações ambientais ou selos sociais, é preciso manter isso, fazendo com que essa iniciativa deixe de ser só marketing e entre no DNA da organização. Isto posto, fica claro que sustentabilidade é feita do dia-a-dia das empresas, desde um processo de reciclagem de materiais, até a conscientização da utilização dos recursos da organização.
O RH precisa se preocupar em maximizar cada vez mais os resultados da sustentabilidade, para isso é necessário colocar todos os colaboradores para participar do processo, cada um assumindo a sua responsabilidade.

Confiança na diversidade cultural ajuda promoção de inovação e melhoria de resultados

Quando se tem filiais espalhadas em várias regiões dentro de um país tão grande como o Brasil, os executivos pensam em como alinhar seus pontos de venda e fazer com que todos alcancem os mesmos resultados. Não é diferente dentro da Voitel - empresa de serviços de comunicação multimídia - que concentra seus escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, mas que tem negócios em todos os estados do país.
"A diversidade cultural colabora para o surgimento de confronto de idéias que contribuem com o surgimento de melhores processos e projetos", analisa Renata Antunes, gerente de Recursos Humanos da Voitel. Com isso, considera que esses hábitos e costumes diferentes só trazem benefícios à empresa. "A diversidade tem a ver com qualidade, produtividade e sucesso. É um recurso estratégico capaz de fazer aumentar o desempenho da empresa e seus colaboradores" conclui.
De acordo com a gerente, quando se consegue miscigenar certas características regionais com experiências pessoais (raça, religião, sexo, educação, entre outros), você tem uma equipe melhor, com experiências, valores e raciocínios diferentes que saberá trabalhar por exemplo, desde o desconfiado e fiel mineiro, até o fechado e analítico paranaense, proporcionando para qualquer empresa, resultados adequados aos seus objetivos.


Crise? Ou seria um teste recorrente para separar o joio do trigo?
Orlando Pavani Jr.



Em um ambiente de crise, aliás, o que é CRISE? No idioma mandarim - falado pelos chineses - o termo "crise" se escreve com dois ideogramas - símbolos kanjis - distintos. Um deles sozinho significa PERIGO e o outro, também sozinho, significa OPORTUNIDADE, mas ambos unidos representam a palavra "crise". Ou seja, ela deve ser vista como um "perigo" iminente, mas também pode, e deve, ser encarada como uma grande "oportunidade" de aprendizado e de saltos quânticos de desempenho e de performance.
Outra alternativa pitoresca é retirarmos a letra "S" da mesma palavra CRISE, sobrando outro termo importantíssimo neste ambiente: CRIE. A criatividade para fazer mais e melhor depende única e exclusivamente de uma decisão do gestor e de sua equipe.
Em uma de nossas atitudes sistemáticas para evitar que as empresas morram, ou melhor, sejam assassinadas pelos seus gestores, fomos não somente estudar profundamente a excelência da gestão, mas também a ciência do comportamento de quem as gere: as pessoas.Sabemos que ATITUDE é a característica mais rarefeita no ambiente corporativo, em todos os seus níveis e que as CRISES, cada vez mais recorrentes e cíclicas, têm contribuído mais positivamente do que o contrário. São inúmeros os casos de empresas que atribuem aos ambientes de crise o real motivo de sua superação, motivo idêntico que outras tantas justificam sua falência.
Um dos depoimentos mais proeminentes e inesquecíveis que uma pessoa nos deu é que somente em ambientes de caos total pode-se perceber que entre as letras "D" e "S" da palavra "DEUS", existe também um "EU", forte e corajoso, que sequer percebemos ao longo do tempo. Se não percebermos este EU - capaz de realizar absolutamente tudo que desejar, principalmente se fizer o que "precisa ser feito" e não somente o que se "gosta de fazer" -, não haverá CRISE que seja capaz de esvaziar-lhe da esperança e da motivação de continuar a caminhada.
Não seria um INDICADOR de gestão, algo que permita que as organizações também possam sentir suas "dores" mais sutis, a ponto de procurar ajuda com consultores especialistas, a exemplo das pessoas físicas com seus médicos e personal trainers?
Estou convencido de que as crises virão intermitentemente, sem cansar, apenas para testar nossa capacidade de superá-las e ver mais do que sempre vimos. Espero que ela possa separar o joio do trigo e que só sobrevivam as que realmente merecerem. Pense
nisto!
Tirá-lo da zona de conforto e fazê-lo refletir e agir é minha principal função. Você sempre é o único culpado por tudo de bom e de ruim na sua vida. Se você acha que pode, tem razão, mas se acha que não pode, infelizmente, também tem razão.


A importancia da Remuneração estratégica



Uma política de remuneração variável precisa ter algumas características bem definidas. Ela deve ser:


(1) Realista quanto aos limites da empresa e, ao mesmo tempo, sintonizada com o mercado;


(2) Eqüitativa e sintonizada com os princípios da Responsabilidade Social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa;


(3) Objetiva, baseada em parâmetros que possam ser influenciados pelos empregados;


(4) Transparente, com critérios claros, perfeitamente compreendidos e conhecidos por todos e passíveis de negociação;


(5) Empreendida pela direção e pelos gestores da empresa, mas com espaço crescente para negociação;


(6) Atualizada permanente e sistematicamente para correção de erros e ajustes de rota.


O RH tem um papel determinante em todo esse processo. Sua atuação deve ser justa, com critérios claros e divulgados, além de abrangente, oferecendo boas oportunidades e envolvendo todos os colaboradores. Sem esquecer, nunca, um princípio básico: a remuneração estratégica é, antes de tudo, uma ferramenta de gestão, que deve estar articulada com o planejamento estratégico da empresa e comprometida com as metas, a rentabilidade e os resultados da organização.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A importância do Treinamento

A cultura de treinamento é um processo educativo que leva tempo. As empresas precisam investir constantemente no desenvolvimento de suas lideranças para que as mesmas entendam da importância em promover o treinamento contínuo, tanto técnico quanto comportamental.

O treinamento não pode ser visto como custo, pois na realidade ele é um investimento que dá excelente retorno quando bem feito e voltados para as pessoas corretas. Todas as empresas de sucesso continuam investindo na preparação de seus colaboradores, pois este é reconhecidamente um grande diferencial de competitividade.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Curiosidades / Novos Tempos,Novos métodos.


* Novos tempos, novos métodos
Veja o que as empresas estão fazendo de novo para selecionar os candidatos a uma vaga de de emprego:
Como é a seleção Rapidez e baixo custo.
*PSICOESPAÇO: Oferece aos seus clientes o Programa Slim. O método permite que os candidatos sejam avaliados em pouquíssimo tempo. Além disso, o cliente tem a possibilidade de acompanhar todo o processo de seleção dos futuros contratados. A Psicoespaço seleciona os currículos cadastrados e faz a entrevista com quem está inscrito no banco de dados. Feito isso, os selecionados que atendem ao perfil são enviados à empresa. Dentre eles, quem se destaca é encaminhado para teste e finalmente contratado.
*M M ASSESSORIA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: São usadas várias técnicas que podem ser empregadas de acordo com os custos, com a urgência, com o cargo a se preencher, com o profissional que se quer adquirir, etc. Porém, essas técnicas são concebidas de acordo com o tipo de organização a qual a vaga está destinada. Simplesmente copiar as técnicas e aplicá-las indiscriminadamente pode não trazer os resultados esperados e ainda gerar prejuízo ao processo.
*SELECTA: Os novos métodos de recrutamento incluem entrevistas virtuais. Nessas entrevistas são feitas perguntas específicas sobre a função para a qual os profissionais estão sendo recrutados. Essa ferramenta agiliza o processo seletivo na medida que são selecionados para a próxima etapa presencial somente candidatos dentro do perfil solicitado pela empresa. Outro método que é utilizado são as consultas em site de relacionamento sobre o candidato que será selecionado. Assim é possível verificar de quais comunidades o candidato participa.
*CATHO: Por meio do site que funciona como classificados de empregos e currículos on-line, é possível determinar conveniências como o filtro por idade ou por faixa etária. Há vários sites como o da Catho que disparam testes on-line. Nesses casos, as respostas já estarão com o entrevistador na hora da entrevista.
*GRUPO FOCO: Sites de relacionamento como o Linkedi (trata-se de uma rede de relacionamento profissional, no qual são trocadas informações sobre o mercado de trabalho) são acessados pelo Grupo Foco para encontrar profissionais que estejam à disposição do mercado ou até mesmo dispostos a receber uma proposta. Entrevistas por telefone também são feitas para fazer uma pré-triagem dos candidatos.
Fonte: empresas entrevistadas

A importância do Recrutamento e Seleção

Você contrata a pessoa pela sua capacidade. Promove ou demite pelo seu comportamento.
Renato Munhoz da Rocha

Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa. Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.